terça-feira, 31 de março de 2009

Reformas do Português



A grafia está passando por um periodo de transisão. Desde o mês de dezembro de 2008, quando as novas normas foram implantadas, há uma estranheza geral. As modificações realizadas na língua portuguesa acabam por confundir em vez de auxiliar. A tentativa de unificar a grafia dos oito países de lingua portuguesa: Portugal, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Pincipe, Timor Leste, Brasil, Angola e Cabo Verde; tem atrapalhado muito na hora de escrever. As dúvidas estão cada vez mais presentes e constantes e não há explicações satisfatórias para as mesmas.

As regras beneficiam alguns. Para os esquecidinhos um bom sinal: a maioria das palavras perdeu acentuação o que não mais irá atrapalhá-los na hora de escrever. Mas nem todos agradaram com essas mudanças. É um tanto estranho colocar no papel algumas palavras. Como idéia que não mais se acentua. O certo agora é ideia. Dentre as alterações se incluem: o hifem, a trema, os acentos diferenciais, inclusão de três letras em nosso alfabeto, o fim das letras mudas, tudo isso se perdeu. O fato é que para o Brasil o impacto não será tão grande e mesmo assim causa repercussão. Já para Portugal a reforma é "arrasadora"; as mudanças serão bem mais significativas.E os nossos irmãos terão mais dificuldades de assimilação e adapatação da escrita. Bom, o prazo para que passe a valer a reforma ortografica é a partir de janeiro de 2012, e até lá muita água vai rolar debaixo da ponte.

Leia mais reforma ortografica lingua portuguesa

quinta-feira, 12 de março de 2009

Reta final

Correria, preocupação, ansiedade, sentimentos que acompanham um estudante na reta conclusiva de sua graduação. Carlos Eduardo Braz Rodrigues compõe o grupo de alunos que no segundo semestre de 2009 terá concluído o curso de comunicação.

Para todo formando é exigido um projeto monográfico de conclusão de curso. É através dele que o estudante será avaliado em todas as suas aplicações durante o período lecionado. Este trabalho final poderá ser individual ou em grupo dependendo de sua escolha, o tema e a forma de execução da idéia serão primordiais para apresentação e o melhor desempenho deste trabalho.

Braz quer vídeo-documentar seu trabalho e com isso decidiu fazer com seus amigos o trabalho final. O projeto foi decidido após algumas reuniões do grupo e, assim que levantada a intenção à aprovação foi geral: Uma intervenção social sobre exercício físico na terceira idade - o desenvolvimento da prática de atividade para àqueles que não tinham o que fazer após cumprirem suas tarefas diárias. O projeto é desenvolvido pela prefeitura de Belo Horizonte nas regionais da capital.





O trabalho final que para muitos é desgastante para Carlos é fonte de entusiasmo. Determinado com o tema e suas diretrizes Braz não vê a hora de estar tudo pronto.









Leia mais: Vida de Palhaço