quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Polêmica decisão da Câmera coloca instituições particulares x estudantes
A então aprovação da Câmera para a medida de suspensão e perda da vaga dos estudantes gera desentendimentos entre universitários e pais de alunos do ensino básico. Para muitos a Lei só beneficia as instituições, não aos alunos. O difícil acesso a redes de ensino superior federais leva os jovens a ingressarem nas universidades privadas. As mensalidades altas, além, é claro, do material didático, e, as despesas pessoais, pesam no bolso de muitos dos estudantes, o que acaba por acarretar em débitos com as escolas. Nesse caso as negociações são por vezes as únicas saídas. Em grande parte dos centros universitários a inadimplência predomina. Em todos os lugares não há especificidades. A cada 10 alunos matriculados dois estão em débito.
Por outro lado, as instituições também são prejudicadas com o atraso. A falta de recebimento das mensalidades impossibilita o investimento em melhorias para os próprios alunos. Na Faculdade de Ensino Superior Estácio de Sá - Campus Prado, a insatisfação de muitos alunos se dá pela falta de material para desenvolver suas atividades, a exemplo do curso de Comunicação. Mas, grande parte dos alunos estão pendentes com suas mensalidades. No caso da Estácio há dificuldades como cobranças exorbitantes, além do péssimo atendimento prestado pelos funcionários da instituição a seus clientes, os alunos. Não há conversas, o que o financeiro da Estácio argumenta é que a negociação é com a instituição financeira.
É claro que um erro não justifica outro, mas, dificuldades em se falando de dinheiro existem sim, afinal de contas hoje em dia não se faz nada sem ele. E do jeito que a coisas andam se as universidades e escolas particulares não abdicarem de certos benefícios em detrimento dos estudantes, daqui a poucos anos elas poderão chegar a falência. Uma vez que, se não há boa vontade de um lado, podem os estudantes não se precuparem em saldar uma dívida já que não mais tem acesso ao ensino.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Crise do Senado....
A crise que se instaurou no Senado teve seu ápice com o escandalo Sarney. José Sarney tem 11 acusações no Conselho de Ética, e por incrível que pareça todas foram arquivadas pelo Presidente do Colegiado, Paulo Duque do PMDB/RJ. Como sempre a bagunça se instaura no Senado e assim como a CPI dos Correios não haverá nenhuma solução plausivel.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Repercussao da Quarta Mostra de Cinema
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Mosta de Cinema da Estácio
Lourenna Rodrigues, estudande do 7º período de jornalismo, acredita que seria fundamental que fossem exibidos documentários interessantes tipo os que a Helenice Almeida (professora) apresenta, “se for assim tá valendo...se for só pra dizer comunicação por si só, não tem sentido. Tomara que nos aproxime da realidade” complementa. Ela que veio da Universo, diz que lá não tinha semana da comunicação mas sim oficinas diversas e palestras com profissionais da área, onde os alunos produziam todo o material que seria exibido: locução, quadrinhos, documentários.
A Estácio poderia incluir essas atividades dentro da semana de comunicação, o que valorizaria mais o evento e fariam com que os alunos executassem o que estão aprendendo. Daria ainda oportunidade de avaliação aos melhores trabalhos desenvolvidos, busncado assim maior interação aluno x professor e poderia ainda abrir as portas para receber alunos de outras instituições dentro da área abordada.
Falta a instituição Estácio de Sá divulgar mais seus eventos. Grande parte dos alunos não sabiam sequer da Mostra de Cinema. É o caso de Daniel Amorim, estudante de jornalismo, que não sabia nem a data do evento. Apesar da falta de informação ele considera que o evento e de suma importância para os novos jornalistas, uma vez que cresce a possibilidade de interação entre aluno e palestrante.“São acontecimentos como este que geram interesse e ajudam aqueles que ainda esboçam duvidas sobre o curso”. Daniel que trabalha com imagens afirma a importância de uma boa instrução para quem esta começando, “acredito que se as pessoas soubessem um pouco mais da essência das imagens e o quanto elas falam por si só dariam mais valor a elas”, afirma Amorim.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
De Minas para o Mundo
Com visual dos anos 70, estampado na capa do álbum de estréia por roupas e enormes perucas black power da época, os meninos do J Quest agradaram ao público e à mídia, por seu visual espalhafatoso. A banda mineira que começou a tocar em garagem e bares de Belo Horizonte, hoje faz shows pelo mundo afora. O sucesso invadiu a vida dos meninos mas não mudou a simplicidade dos mineiros.
Em 1996, foram contratados pela Sony, e gravaram o álbum J. Quest. As músicas "As Dores do Mundo", "Encontrar Alguém" e "Onibusfobia" foram bem tocadas.
Não demorou muito para que suas músicas, conquistassem as rádios de todo o Brasil. O grupo que nasceu em 1993, na iniciativa dos dois Paulos o Fonseca da batera e o Diniz do baixo, que tocavam juntos,e, depois conheceram Márcio Buzelim do teclado e Marco Tulio da guitarra, tem como fato curioso a escolha de seu vocalista. Depois de treze tentativas frustadas, viva!!!!, chegou Flausino e a banda o aprovou.
A explosão do grupo se fez junto com trabalhos de divulgação da gravadora através de reportagens, programas de televisão, visitas a rádios. Desde o lançamentoas do primeiro disco as músicas de trabalho começaram a ser executados nas rádios do país.
Depois do sucesso inicial os meninos ainda lançaram em 1998 De volta ao Planeta com 800.000 cópias vendidas e conquistaram o disco Platina Triplo, em 2000 o álbum Oxigênio e 2001 Discotecagem Pop Variada onde garantiram disco de Platina-Dupla.
Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar o album Até onde vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entre os cds mais vendidos do país.Este álbum rendeu ao Jota disco de Platina, tão dificil de conseguir nos dias de hoje devido a pirataria de cds e dvds dentro do mercado. Recentemente lançou o disco La Plata, trabalho pelo qual a banda vem se dedicando.
Saiba mais sobre o JQuest no vídeo
segunda-feira, 18 de maio de 2009
terça-feira, 12 de maio de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
ReDeS sOcIaIs
Há na internet uma pesquisa, divulgada pela Nielsen Online, relacionada ao crescimento deste meio de redes sociais e blogs, que esta a frente na busca de portais, softwares e PCs, dentro da net.
Assim como a inovação tecnológica transforma mutantemente os sites de redes sociais surgem dos mais distintos cantos do mundo: Orkut, Facebook, MySpace e novidade da vez o Twitter.
O twitter disponibiliza interação em tempo real com o que esta acontecendo em qualquer lugar do mundo. Basta acessar e escolher sua rede de amigos. Depois é fácil: é só seguir, opinar e sugerir o que bem desejar. Você então já faz parte da rede. Agora é utilizá-la.
Frequente na vida de milhares de jovens o site de relacionamento tem muitos adeptos brasileiros.Muitas dessas redes nascem de discussão na internet, outras onde as pessoas nem acessam a web e utilizam outras estratégias de comunicação. Mas o que as tornam fortes e cada vez mais vivas entre os mais diferentes grupos são as divergências étnicas culturais. Cada membro irá buscar o que mais identifica e neste meio defender suas crenças.
Leia mais:
Relacionamentos on line
Entenda um pouco mais desta novidade.
Saiba como instalar twitter sem misterios
Aprenda como integrar uma rede social
domingo, 12 de abril de 2009
Educação x Bebida
Faculdade.......barzinho......Hoje é uma mistura que existe em muitas das instituições da capital mineira. É normal ver os alunos nos bares em frente a faculdade nos horários das aulas. Grande parte deles nem chega a entrar nas salas. Ficam conversando, bebendo sua geladinha, e, o tempo voa.
Na Estácio não é diferente, é só fazer um tour pelas dependências da faculdade que logo se percebe que ela esta um tanto vazia. Mas é só atravessar a rua e lá estão os alunos. A rua Erê, é todas as noites palco de encontros e conversas entre amigos de diferentes cursos. Recheada de opções coladas uma nas outras: "os bares". Os professores nem reclamam, desde que suas aulas não sejam interrompidas por quem não tem interesse em aprender.
Para alguns estudantes os bares soam como um descanso da maratona que é o semestre. Uma forma de relaxar e não enlouquecer com o corre corre das matérias. Mas será que é bom para os alunos estarem mais fora do que dentro da instituição? Claro que não. É certo aproveitar mas antes da diversão vem o compromisso. Neste caso o compromisso consigo mesmo. O tempo passa muito rápido e a melhor maneira de aproveita-lo é investindo em si mesmo. Os barzinhos podem esperar para o intervalo, ou depois das aulas. Divertir e estudar duas coisas que não se misturam. Mas que se usadas com consciência dão muito certo.
Leia mais:
Comércio Informal
Entre a aula e o bar
A Lei Seca não pegou
Na região do Prado ....
Voltar a página inicial
terça-feira, 31 de março de 2009
Reformas do Português
A grafia está passando por um periodo de transisão. Desde o mês de dezembro de 2008, quando as novas normas foram implantadas, há uma estranheza geral. As modificações realizadas na língua portuguesa acabam por confundir em vez de auxiliar. A tentativa de unificar a grafia dos oito países de lingua portuguesa: Portugal, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Pincipe, Timor Leste, Brasil, Angola e Cabo Verde; tem atrapalhado muito na hora de escrever. As dúvidas estão cada vez mais presentes e constantes e não há explicações satisfatórias para as mesmas.
As regras beneficiam alguns. Para os esquecidinhos um bom sinal: a maioria das palavras perdeu acentuação o que não mais irá atrapalhá-los na hora de escrever. Mas nem todos agradaram com essas mudanças. É um tanto estranho colocar no papel algumas palavras. Como idéia que não mais se acentua. O certo agora é ideia. Dentre as alterações se incluem: o hifem, a trema, os acentos diferenciais, inclusão de três letras em nosso alfabeto, o fim das letras mudas, tudo isso se perdeu. O fato é que para o Brasil o impacto não será tão grande e mesmo assim causa repercussão. Já para Portugal a reforma é "arrasadora"; as mudanças serão bem mais significativas.E os nossos irmãos terão mais dificuldades de assimilação e adapatação da escrita. Bom, o prazo para que passe a valer a reforma ortografica é a partir de janeiro de 2012, e até lá muita água vai rolar debaixo da ponte.
Leia mais reforma ortografica lingua portuguesa
quinta-feira, 12 de março de 2009
Reta final
Correria, preocupação, ansiedade, sentimentos que acompanham um estudante na reta conclusiva de sua graduação. Carlos Eduardo Braz Rodrigues compõe o grupo de alunos que no segundo semestre de 2009 terá concluído o curso de comunicação.
Para todo formando é exigido um projeto monográfico de conclusão de curso. É através dele que o estudante será avaliado em todas as suas aplicações durante o período lecionado. Este trabalho final poderá ser individual ou em grupo dependendo de sua escolha, o tema e a forma de execução da idéia serão primordiais para apresentação e o melhor desempenho deste trabalho.
Braz quer vídeo-documentar seu trabalho e com isso decidiu fazer com seus amigos o trabalho final. O projeto foi decidido após algumas reuniões do grupo e, assim que levantada a intenção à aprovação foi geral: Uma intervenção social sobre exercício físico na terceira idade - o desenvolvimento da prática de atividade para àqueles que não tinham o que fazer após cumprirem suas tarefas diárias. O projeto é desenvolvido pela prefeitura de Belo Horizonte nas regionais da capital.
O trabalho final que para muitos é desgastante para Carlos é fonte de entusiasmo. Determinado com o tema e suas diretrizes Braz não vê a hora de estar tudo pronto.
Leia mais: Vida de Palhaço
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Gafes da imprensa
Ainda não se sabe se o que realmente aconteceu, mas uma versão predomina no Brasil,a divulgação realizada pela rede Globo de TV, e a "vergonha" da defesa dos orgaos brasileiros, uma vez que já tomaram partido nesta bombástica estória, onde os jovens são sim os verdadeiros culpados. Paula Oliveira, a advogada brasileira então vitíma seria louca?
O disse me disse, não passa de um escândalo endosado pela imprensa nacional que sem apurar os fatos deu como culpados os estrangeiros sem sequer ouvir o outro lado da estória. Fatos curiosos, uma vez que é de obrigação primordial com à sociedade sobre a veracidade da notícia. Além é claro da credibilidade das fontes e informações prestadas, apuração.
Parece que estamos vivendo a era do control C control V, a falta de criatividade e indagação dos profissionais da imprtensa tem deixado a desejar. Assim como no caso do brasileiro Jean Charles. Morto em uma estação do metrô de Londres, em julho de 2005.
O crime que ocorreu um dia após os atentados ao sistema de transporte londrino, não passou de um simples engano, o brasileiro foi confundido com um terrorista. Policiais a paisana dispararam por sete vezes , após uma persiguição nas ruas da capital inglesa.
É desagradavél de se ver masas gafes acontecem independente de onde se esteja. O difícil é saber se há aprendizado com o que ocorreu, ou ,se teremos que esperar mais uma tragédia para perceber qual será o posionamento da mídia brasileira em relação a confirmação dos fatos para com a sociedade.